O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a liberação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas em 2025. A antecipação foi determinada pelo governo federal e contemplará cerca de 34,2 milhões de brasileiros.

O pagamento do 13º do INSS será efetuado em duas parcelas: a primeira, equivalente a 50% do valor total, será depositada juntamente com o benefício de abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

A segunda metade será paga no calendário de maio, entre 26 de maio e 6 de junho. A previsão é que a medida injete aproximadamente R$ 73,3 bilhões na economia nacional.

De acordo com o governo, a antecipação do abono natalino tem como objetivo ajudar os segurados a honrarem seus compromissos financeiros, além de estimular o consumo e impulsionar o crescimento econômico.

Calendário do 13º INSS 2025 foi antecipado. Foto: M3Mídia
Calendário do 13º INSS 2025 foi antecipado. Foto: M3Mídia

Calendário de pagamento 13º INSS 4f605m

O critério para definição da data de pagamento é o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador (o número que aparece após o traço). Por exemplo, em um cartão com a numeração 999.999.993-9, o final considerado será o 3.

Quem recebe até um salário mínimo — atualmente fixado em R$ 1.518,00 — será o primeiro grupo a ter o ao dinheiro. Para esses beneficiários, a primeira parcela será disponibilizada entre 24 de abril e 8 de maio, conforme a numeração final do benefício. A segunda parcela será creditada entre 26 de maio e 6 de junho.

Nesta semana, o INSS libera o décimo terceiro antecipado para aposentados e pensionistas com benefício final 3, 4, 5 e 6. Na quinta-feira, 1º de maio, não haverá depósitos. Confira o calendário completo:

Calendário completo 1ª parcela décimo terceiro aposentados 2025.
Calendário completo 1ª parcela décimo terceiro aposentados 2025.

Já os segurados que recebem acima do piso nacional também terão direito à antecipação, mas seguirão um calendário específico: a primeira parte será paga entre 2 e 8 de maio, e a segunda será depositada entre 2 e 6 de junho.

2ª parcela do décimo terceiro INSS cai em junho.
2ª parcela do décimo terceiro INSS cai em junho.

Consulta do extrato do décimo terceiro INSS 2i1c6f

Para conferir as datas e os valores exatos, o segurado pode ar o extrato de pagamentos do INSS de duas maneiras. A primeira opção é por meio da plataforma "Meu INSS", disponível tanto no site quanto em aplicativo para dispositivos móveis. O procedimento é simples:

  • e o portal ou o app "Meu INSS";
  • Faça com seu F e senha cadastrados;
  • No campo "Do que você precisa?", digite "Extrato de Pagamento";
  • Selecione o serviço correspondente e baixe o documento.

Quem não possui o à internet também pode consultar o extrato pelo telefone 135. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ao ligar, o segurado deverá informar seu F e confirmar alguns dados pessoais para autenticação.

Quem recebe BPC tem direito ao 13º salário? 2l1pd

Não recebem 13º salário pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.

Aposentados podem receber o 14º salário? 4l4v5r

O INSS ressalta que não há previsão de pagamento de "14º salário" no fim do ano. A informação falsa circula em redes sociais e plataformas de vídeo e texto. Essas informações não são verdadeiras. Sempre confira informações recebidas em grupos em fontes oficiais como os canais oficiais do Governo Federal.